segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Goleiro Assume Homossexualidade

No município de Goianinha, um exemplo no combate ao preconceito no esporte. O goleiro Janderson Michel da Costa, 18 anos, mais conhecido como Messi, é o xodó da torcida do Palmeira, time que disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar. O jogador, assumidamente homossexual, é ídolo na cidade, que tem pouco mais de 20 mil habitantes.


Atleta (azul) vai disputar o Campeonato Estadual da Segunda Divisão Foto: Carlos Junior/Divulgação/D.A Press
Divulgar a condição sexual não foi problema para Messi. A bronca foi comunicar à família que era gay, mas depois de tomar coragem o jovem anunciou em casa que era homossexual. "Eu reuni todo mundo e falei para eles",disse. Depois daí, ele disse que não teve mais medo de se assumir e hoje em dia não sofre nenhum tipo de preconceito devido a sua condição. O goleiro disse que a paixão pelo futebol vem desde criança e que, quando se descobriu homossexual, seu gosto pelo esporte não mudou em nada. "Eu sempre fui doido por futebol. Desde criança. Só em 2005 eu me assumi e hoje todo mundo já sabe", conta. As brincadeiras e gozações não interferiram na decisão de seguir carreira no meio futebolístico e hoje em dia Messi sonha em chegar a um grande clube, como qualquer outro jovem sonhador.

Mais que isso, o simpático goleiro quer ajudar a quebrar as barreiras do preconceito existentes no esporte. "Eu quero continuar minha carreira como goleiro e pretendo acabar com os preconceitos que ainda exitem no futebol", disse. Questionado sobre a existência de uma parcela significante de jogadores homossexuais espalhados pelos clubes de futebol, Messi diz que "são muitos" e que sofrem com isso. "Os que não se assumem sofrem muito mais. Eles ficam se escondendo e vivem fingindo ser uma coisa que não são ou às vezes escondendo e negando uma coisa que todo mundo vê", revela.

O xodó da torcida do Palmeira não apenas assume sua condição sexual, como faz questão de mostrá-la a todo mundo, inclusive se vestindo com trajes femininos em algumas ocasiões. "Me visto e me comporto como me sinto bem, mas procuro não desrespeitar ninguém", comenta. O jogador mora com outros atletas do time e não encontra dificuldade alguma. Zig Zig, Pedro Pancada e Jozicley são companheiros de morada e afirmam que o goleiro é respeitoso com os amigos e sabe lidar com sua opção sexual. "Ele é uma pessoa respeitada pelo seu caráter e procura nunca ser mal interpretado por alguém que seja hetero. Nunca o vi querendo ver jogador pelado ou dando em cima de algum heterossexual. A gente sabe que ele tem os namorados dele, mas é tudo muito reservado", comentou Zig Zig.

Fonte: www.diariodenatal.com.br

2 comentários:

Giba disse...

Juro por Deus que quando eu olhei o título do post eu pensei que era OUTRO goleiro... soberano... hahahahahaha

aeiou disse...

É isso aee gards.... vcs são mesmo vanguarda.... então me diz... porque o rick fica com aquela hipocrisia, contratando mulheres pra andar com ele? nesse ponto o gordo foi mais corajoso, poderia ter aceitado a proposta de suborno dos travecos e ninguem ficaria sabendo....