sábado, 30 de janeiro de 2010

Disputa da Supremacia no Século


Clássico foi disputado 21 vezes neste século, com sete vitórias para cada lado e sete empates. Neste domingo pode haver desempate

Quando o árbitro Wilson Luiz Seneme apitar o pontapé inicial do clássico entre Palmeiras e Corinthians, neste domingo, no Pacaembu, o tira-teima entre os rivais irá começar. Mais do que definir o líder do Paulistão após a quinta rodada, o jogo proporcionará os primeiros passos rumo à supremacia de um dos lados ao longo desta década.




Isto porque, desde 2001, foram disputadas 21 partidas entre os clubes, e o equilíbrio é compatível com a relevância do dérbi: sete vitórias para cada lado e sete empates.



A única vantagem do embate desde o início do século é quantidade de gols marcados. O Verdão leva a melhor – 29 contra 26 do Timão.



Para Muricy Ramalho, técnico do Palmeiras, a badalação que envolve o duelo deixa o trabalho mais prazeroso para os protagonistas do show.



– É um clássico importante, gostoso de participar, sempre tem muita badalação em cima. É muito bom para se jogar e trabalhar – valoriza.



Do outro lado do dérbi, Mano Menezes, técnico do Corinthians, minimiza o confronto direto e ressalta o resultado final da competição.



– O confronto direto é importante, mas o mais importante é o campeonato. A gente ganhou o último (Paulistão) e fomos bem – analisa.



A partida será a primeira das três já agendadas para 2010, ano do centenário do Alvinegro, o que acirra ainda mais a disputa. Além desta, duas estão garantidas pelo Brasileirão, e a somatória poderá ser maior, caso os times se enfrentem na semifinal ou decisão do Campeonato Estadual.



No retrospecto geral do confronto, o Alviverde também tem superioridade. Acumula 120 triunfos, ante 111 do Corinthians e 99 igualdades.



A projeção para este ano, segundo intenção anunciada pelas diretorias na última sexta-feira, é que o Pacaembu seja o palco de todos os clássicos entre Corinthians e Palmeiras nesta temporada. Assim, depois de Presidente Prudente hospedar as partidas no ano passado, o estádio Municipal de São Paulo volta a receber o clássico passados dez anos.



As forças até aqui, na década, se equivalem. O Palmeiras quer estragar a festa do centenário de seu maior rival. Já para o Timão, nada melhor do que iniciar a série de clássicos do ano mais importante da sua História quebrando um tabu de mais três anos.

Fonte:- Lancenet

Nenhum comentário: